PROTÁSIO ALVES ATINGE O CONCEITO EXCELÊNCIA NO IFGF - 12/11/2019
Crédito: Sonia Reginato

GASTOS DE PESSOAL E INVESTIMENTO ATINGIRAM 1.000 PONTOS, O MÁXIMO DO ÍNDICE

Mais um indicativo da seriedade da gestão municipal no trato com o que é público: Protásio Alves conta com gestão fiscal de excelência, de acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que divulgou na última semana o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

O IFGF varia de 0 a 1, e Protásio Alves alcançou 0,8423, considerado de excelência, sendo que o indicador liquidez chegou a 0.8709, gastos com pessoal e de investimentos chegaram a 1.000 pontos

Para o prefeito José Spanhol, o índice alcançado é a demonstração clara da responsabilidade da equipe da administração municipal e faz um comparativo: "se um município com pouca receita consegue atingir o índice máximo em investimentos é porque o dinheiro público está sendo utilizado de maneira coerente".

O ano-base da pesquisa é 2018 e foram avaliadas contas de 5.337 municípios brasileiros, dos quais apenas 4% alcançaram nível de excelência. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais.

Indicadores analisados pela Firjan

Autonomia: analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.

Gastos com pessoal: mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.

Liquidez: verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

Investimentos: mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios.