Prefeitos de Protásio Alves e Nova Prata se Reúnem para Discutir Soluções Contra Chuvas e Enchentes - 13/06/2024

A região tem sido frequentemente afetada por chuvas intensas e enchentes, resultando em estragos significativos, como alagamentos e transbordamento de pontes. Na última quarta-feira, dia 12 de junho, os prefeitos Itamar Antônio Girardi, de Protásio Alves, e Alcione Grazziotin, de Nova Prata, juntamente com membros de suas equipes, se reuniram para discutir soluções eficazes para esses problemas.

Durante a reunião, foram debatidas diversas propostas, com destaque para a construção de novas pontes com melhores estruturas, capazes de resistir às fortes chuvas e enchentes. Entre os projetos discutidos, destacam-se a construção de novas pontes na localidade de São Miguel, na Cascata da Usina e próximo aos Boaretto, que são pontos críticos que ligam um município ao outro e a demais localidades.

As pontes desempenham um papel crucial na economia local, uma vez que os municípios da região são fortes na agricultura, pecuária e extração de basalto, entre outras atividades. A construção dessas novas pontes visa garantir a segurança e a mobilidade dos moradores, além de assegurar o transporte eficiente de produtos agrícolas e pecuários, que são fundamentais para a economia regional. Além disso, o grande fluxo de trabalhadores que se deslocam diariamente entre os municípios também será beneficiado, garantindo que possam chegar ao trabalho de maneira segura e eficiente, mesmo em períodos de chuvas intensas.

Outro ponto crítico destacado foi a questão da saúde. Protásio Alves não possui hospital, o que obriga os moradores a se deslocarem até Nova Prata para atendimentos de urgência. Em períodos de fortes chuvas, essa locomoção urgente é significativamente dificultada, colocando vidas em risco. Além disso, municípios da região dos Campos de Cima da Serra também utilizam esses acessos para chegar a Nova Prata para atendimentos oftalmológicos, entre outros, já que Nova Prata é referência regional para essa especialidade. A construção de pontes seguras e resistentes é, portanto, vital para garantir que os serviços de saúde estejam acessíveis a todos os momentos, independentemente das condições climáticas.

Os prefeitos e suas equipes estão empenhados em buscar recursos e parcerias para viabilizar essas obras essenciais para a região. O encontro reforçou a importância da união entre os municípios e a busca por soluções conjuntas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e garantir a qualidade de vida da população, além de sustentar o crescimento econômico da região.