Técnica de Poda - 28/07/2016

Capacitação sobre Técnicas de Poda

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Obras e Secretara de Turismo, realizou no dia 20 e 21 de julho uma capacitação sobre podas técnicas - nível básico, melhores práticas conforme a norma ABNT NBR 16.246-1, pela empresa JB Estudos Ambientais com o biólogo João Augusto Bagatini. O objetivo da capacitação foi de orientação e treinamento para os funcionários e técnicos da prefeitura para garantir um conjunto de árvores vitais, seguras e de aspecto visual agradável.

A capacitação teve duração de oito horas e abrangeu a parte teórica e prática relacionada ao tema. Na oportunidade foram distribuídas apostilas visando direcionar as ações de podas e manejo da arborização urbana de forma a evitar danos às árvores e conflitos das mesmas com os demais componentes do ambiente urbano. Na parte prática foram expostos os equipamentos necessários e as ferramentas adequadas para a realização das podas e do manejo das árvores além da demonstração de técnicas de poda.

Por isso é necessário conscientizar o cidadão quanto aos corretos procedimentos para poda e remoção, assim evitar a perda de árvores e possíveis acidentes. A boa condução da arborização urbana reflete na qualidade do meio ambiente e na vida da população.